De sementes a plantinhas….

Tudo começou com o Seed Swap que eu fui em Ann Arbor em fevereiro deste ano. Naquele dia troquei sementes e coletei um monte de potenciais delícias a serem plantadas no meu quintal. Eu tinha de ervas a legumes, flores comestíveis a frutas. Engraçado que um pouco depois, quando me vi com todos aqueles pacotinhos coloridos na mão, veio um grande ponto de interrogação na minha cabeça em relação a como começar.

Algumas sementes

O primeiro instinto tinha sido pensar “isso é fácil, é só colocar a semente na terra e aguar todos os dias não é?” No Brasil, geralmente você come melancia e joga o caroço no quintal e pronto: dali a pouco a semente germina e vc ja vê o pezinho (que vai ficar gigante depois) crescer no seu canteiro de rosas delicadas; ou então como a Marlene, minha sogra, viu crescer uma bananeira na frente da sua casa, numa rua bem urbana de São Paulo! Ou ainda como minha mãe que um dia resolveu plantar alface e quando se deu conta tava quase dando pra vender a produção pro Ceasa de tanto que deu!

Bem, aqui não é exatamente assim. A primeira diferença foi em relação ao clima. Até o começo de abril, por melhor que o tempo tivesse e aquele sol lindo me convidasse para plantar meus tomatinhos lá fora, tinha sempre um que dizia: ‘you better wait until the last frost!’ (é melhor você esperar até a última geada…) E eu pensava, como eu vou saber quando é a tal da última geada? Pois é, o povo sabe… e tem sites de clima ou jardinagem que anunciam quando a bendita virá. E até lá, o que eu deveria fazer com minha ansiedade? Bem, ainda bem que tem as janelas grandes e os potinhos chamados ‘seed starters’ ou estufas domésticas. Você planta dentro de casa e deixa a plantinha se fortalecer até a hora de ir pra fora receber sol direto.

Mas não é só isso, conversando com uma amiga que tem uma empresa de paisagismo e jardinagem em São Paulo (minha teacher Pati), descobri que o negócio de plantar é simples, mas precisa de preparo e dicas antecipadas para evitar frustrações como por exemplo a  semente não germinar ou ver sua hortinha forrada de bichinhos depois de um tempo. Mesmo ela não conhecendo muito as especificidades daqui do Norte (como tipo de solo, produtos e técnicas), ela tem me ensinado princípios básicos de jardinagem e eu tenho tentado aplicar aos poucos. E ao aplicar eu descubro mais coisas e vou aprendendo mais….

Comecei meu PROJETO em março. Uma amiga (Nat) me presenteou com um kit jardinagem e outra (Kim) me deu umas luvinhas lindas (coloridas e brilhantes com florzinhas:)).

Gardening Kit

Gardening Kit

E quais foram os primeiros passos? Plantar minhas sementes de feijão – quem nunca fez isso na escola?? – e tomate dentro de casa em potinhos …

Feijão

Tiger Beans

e em paralelo preparar o solo lá fora. Comprei um medidor de elementos do solo (US$ 17.00 no Home Depot) e vi que a terra estava um pouco desequilibrada. Coloquei adubo orgânico e remexi bem a terra para arejã-la (2 meses antes de transplantar).

Adubo orgânico

Adubo orgânico na floreira

Quanto ao que plantei nos potinhos dentro de casa, a experiência foi tranquila, eles foram muito bem e já na segunda semana tinha plantinhas crescendo.

Feijões crescendo …

O segundo passo foi plantar as sementes das minhas capuchinhas (flores comestíveis), alfaces, pimentão, manjericão, pimenta thai, e abóbora tudo dentro de casa ainda. Resultado dessa leva: tudo brotou com exceção da abóbora, que era a única que eu mesma tinha ‘extraido’ as sementes de uma abóbora ‘butternut squash’ e que talvez fosse de um tipo de fruto em que a semente não germina mais …..

A primeira fase de sementes a plantinhas foi bem-sucedida! Próximas etapas: transplante e novas sementes!!!

Anúncios

2 pensamentos sobre “De sementes a plantinhas….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s